A Manteiga de Ucuúba possui um alto valor de ponto de fusão (53 oC) e de saponificação (220 mg KOH/g de óleo), o que tornam a manteiga da ucuúba uma matéria prima ideal para produção de sabonetes finos, e outras matérias gordurosas que necessitam de alto ponto de fusão na industria alimentícia e farmacêutica.
A substituição do sebo animal pela manteiga da ucuúba resolve o problema de contaminação de produtos pelo uso de sebo animal, além de dar a sabonetes uma maior consistência e durabilidade.
As sementes da ucuuba são ricas em gordura (60 - 70%) possuindo 70% de trimeristina, um triglicerídeo do acido mirístico, que constitui um óleo essencial aromático que é de grande importância para as indústrias cosmética, farmacêutica e alimentícia. Atualmente, esse óleo essencial é extraído da noz-moscada, que possui uma concentração de cerca 80% desta substância.
A Manteiga Ucuuba é prensada a frio a partir das sementes da árvore Ucuuba. A manteiga resultante é de cor marrom a amarela e macia, mas seca em consistência e aroma característico, semelhante à noz-moscada.
É excepcionalmente rica em ácidos graxos essenciais e é ideal para fazer pomadas, cremes, loções, manteiga corporal e outras formulações de cuidados com a pele onde a emoliência é desejada.
Devido à sua cor escura, esta manteiga pode ser usada para produzir sabonetes escuros ricamente coloridos. Também pode ser usado, em combinação com outros ingredientes, para a produção de velas vegetais.
Esse produto é 100% puro e não utiliza produtos (sem o uso de reagentes químicos ou solventes). O método de Extração é a Frio e permite a produção de produtos de alta qualidade, preservando os compostos bioativos.
Atenção: Por ser um produto 100% natural, pode estar sujeito a variações de cor, viscosidade, cheiro e outros fatores dependendo da colheita e da temperatura local.
