ÓLEO DE PRACAXI
O óleo de pracaxi. - 100% puro, sem refino.
Contém a mais alta concentração conhecida do acido beênico (19%), que é 6 vezes maior do que a do óleo de amendoim, que é extraído e empregado na indústria cosmética, em produtos de maquiagem e para os cabelos devido as suas excelentes propriedades umectantes.
Estudos relatam a atividade inseticida do óleo, especificamente contra o mosquito Aedes aegypti, que é o vetor da febre amarela e dengue. F
rações isoladas do óleo de Pracaxi constituem importantes compostos bioativos com atividade anti-hemorrágica, que poderão ser utilizadas no tratamento dos acidentes por picadas de serpentes ou como novos fármacos no tratamento de outras patologias.
O Óleo de Pracaxi é extraído de forma artesanal, por cozimento da massa seca que é macerada em pilão. É utilizado popularmente na medicina popular contra a Erisipela que é uma infecção cutânea causada geralmente por bactérias, como também no tratamento do cabelo, facilitando o penteado, aumentando o brilho e evitando a queda.
Em Belém passou a ser utilizado no tratamento de estrias, em adolescentes e gestantes, apresentando resultados muito satisfatórios. Os habitantes da região Amazônica fazem uso da casca e do caule contra os efeitos do envenenamento de picadas de cobras e escorpiões. Para isso, eles maceram a casca e aplicam sob a forma de emplastros no local da picada.
Atualmente as sementes são recolhidas (catadas) em rios, praias e igarapés, sendo posteriormente secas ao sol e armazenadas para a comercialização.