O óleo vegetal de coco de Babaçu :
Tem ampla aplicação na cosmética. Tem mais alto índice de saponificação - quanto mais alto esse índice, mais apropriado o óleo para fabricação de sabão, e apresenta também baixo valor de iodo e refração, qualificando-o para o preparo de pomadas cremosas. Pode ser aplicado diretamente na pele, puro ou misturado com outros óleos vegetais. A presença do ácido láurico em grande quantidade torna o óleo um excelente anti-inflamatório, auxiliando no tratamento de acne. Nos cabelos, óleo de babaçu cria uma película de proteção bloqueando a umidade, evitando o frizz, além de hidratar e disciplinar os fios.
O Óleo de babaçu é considerado um super-emoliente benéfico tanto para a peles secas como oleosas, pois se por um lado ajuda a hidratar a pele seca, por outro auxilia a equilibrar os níveis de umidade na pele oleosa sem deixar um brilho "gorduroso".
Tem uma grande capacidade de preservar a elasticidade da pele e prevenir as estrias. Por isso é recomendado, seja em uso direto ou sob a forma de cremes, para mulheres grávidas.
É também utilizado para aliviar a irritação e comichão provocadas por eczema, psoríase, pele seca e inflamada.
Resumindo, o Óleo de Babaçu é uma excelente escolha, tanto para peles secas como oleosas!
Excelente para a produção artesanal de sabão: Contribui para a dureza do sabonete, espuma suave, traço rápido.